sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Budismo


Origem do budismo
O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.C.?), também conhecido como Buda. Este criou o budismo por volta do século VI a.C. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o budismo.
O início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. Esta religião teve seu crescimento interrompido na Índia a partir do século VII, com o avanço do islamismo e com a formação do grande império árabe. Mesmo assim, os ensinamentos cresceram e se espalharam pela Ásia. Em cada cultura foi adaptado, ganhando características próprias em cada região.
Os ensinamentos, a filosofia e os princípios
Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a idéia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta idéia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnações.Para os seguidores, ocorre também a reencarnação em animais. Desta forma, muitos seguidores adotam uma dieta vegetariana.
A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerado o mais importante para atingir o estado de nirvana.
A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir: não maltratar os seres vivos, pois eles são reencarnações do espírito, não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes. Seguindo estes preceitos básicos, o ser humano conseguirá evoluir e melhorará o carma de uma vida seguinte. No decorrer de sua existência, a crença budista subdividiu-se em duas correntes: o Budismo Theravada, mais próximo da origem dos ensinamentos budistas (prega um único caminho para a redenção: esforço e disciplina), e o Budismo Mahayana (predominante, por exemplo, em países como o Butão, país sob regime monárquico constitucional, e na Coréia do Sul), do qual geraram-se doutrinas como a Bodhisattva e o Zen-Budismo, esta última possuindo foco de concentração no Japão (embora neste último país predomine a religião xintoísta). O Budismo, de modo geral, é organizado sob um sistema monástico. O principal livro sagrado budista consiste no Tripitaka, livro compartimentado em três conjuntos de textos que compreendem os ensinamentos originais de Buda, além do conjunto de regras para a vida monástica e ensinamentos de filosofia. A corrente do Budismo Mahayana ainda reconhece como códigos sagrados os Prajnaparamita Sutras (guia de sabedoria), o Lankavatara (revelações em Lanka) e o Saddharmapundarika (leis). A crença budista toma a reencarnação como verdade. O sistema budista de crença é baseado em quatro princípios ou verdades fundamentais: o sofrimento sempre se faz presente na vida; o desejo é a causa crucial do sofrimento; a aniquilação do desejo leva à aniquilação do próprio sofrimento; a libertação individual é atingida através do Nirvana. O Nirvana contraria-se à idéia do Samsara (o ciclo de nascimento, existência, morte e renascimento). Para os budistas, o caminho da libertação é atingido a partir do momento em que o ciclo do Samsara é quebrado. O rompimento do ciclo da vida é justamente o Nirvana, o qual pode ser alcançado através de passos: a compreensão correta, o pensamento correto, o discurso correto, a ação correta, a vivência correta, o esforço correto, a consciência correta, a concentração correta. Todos estes passos são perseguidos através da auto-disciplina e da meditação, além de exercícios espirituais.
Como se tornar buddhista?
No buddhismo não existe uma cerimônia de batismo, tal como na tradição cristã. A entrada formal no caminho buddhista é através o voto de refúgio. Nesta cerimônia, o praticante busca abrigo espiritual nas Três Jóias ou Três Tesouros: no Buddha como seu mestre; no Dharma (o ensinamento de Buddha) como caminho espiritual; e na Sangha (a comunidade buddhista) como companhia no caminho. Após esta cerimônia, o praticante recebe um nome buddhista.
Onde pode começar?
No buddhismo, é muito importante o contato com uma linhagem autêntica, que venha desde o Buddha até os dias de hoje. O ideal é procurar um centro buddhista próximo de sua residência e pedir informações sobre palestras, cursos e meditação. Como existem diversas tradições, inicialmente é bom tentar conhecê-las e então descobrir com qual delas se sente mais conexão.
É necessário raspar a cabeça para se tornar buddhista?
Não. Os buddhistas leigos podem continuar a seguir sua vida normal e observar os preceitos destinados a eles. Apenas aqueles que quiserem se tornar monges ou monjas devem observar votos adicionais. Por exemplo, os monges e monjas buddhistas raspam a cabeça (tonsura) e se vestem com mantos, simbolizando sua renúncia às vaidades e o cultivo da simplicidade. Em alguns países da Ásia, existe a tradição de se viver como monge durante algum tempo e depois voltar à vida leiga. Nas tradições tibetanas, existem mestres (Lamas) que não são monges, podendo se casar e viver em família. Muitas tradições japonesas permitem que os monges se casem.
Quais são os preceitos a serem seguidos?
No buddhismo, não existem "mandamentos" no sentido de uma imposição por parte do Buddha. Os preceitos são tomados espontaneamente pelos próprios praticantes. Os cinco preceitos mais comuns são: não matar; não roubar; não mentir; não ter uma conduta sexual inadequada; e não se intoxicar. Em algumas ocasiões especiais, mais preceitos podem ser observados. Já os monges e monjas observam mais de duzentos votos.
Os buddhistas são vegetarianos?
Não necessariamente. As tradições chinesa, coreana e vietnamita enfatizam a prática do vegetarianismo como complemento ao preceito de não matar. Nas outras tradições buddhistas, o vegetarianismo não é uma regra geral. De fato, até mesmo os vegetarianos causam indiretamente a morte de pequenos animais nas colheitas. Como ato de compaixão, os buddhistas dedicam o mérito de suas práticas a todos os seres.
Como os buddhistas se relacionam com os seguidores de outras tradições religiosas?
Ao longo da história do buddhismo, seus seguidores procuraram estabelecer um contato com as outras tradições asiáticas com as quais entraram em contato. Por exemplo, alguns elementos positivos das tradições hindu, taoísta, confucionista, shintoísta e xamânica foram absorvidos por determinadas tradições buddhistas. Em contrapartida, estas tradições também se beneficiaram do seu contato com o buddhismo. Mais recentemente, com a chegada do buddhismo no Ocidente, muitos mestres buddhistas iniciaram um diálogo frutífero com o cristianismo. Os grandes mestres buddhistas costumam estar presentes em eventos inter-religiosos e particularmente nos encontros inter-monásticos.
Os buddhistas são idólatras?
Não. As imagens buddhistas representam o estado iluminado do Buddha; as escrituras representam os seus ensinamentos; e os templos e praticantes representam a comunidade buddhista. Estas represetações simbólicas servem de foco para a gratidão dos praticantes às Três Jóias. Os gestos, reverências, oferendas e recitações não são direcionadas aos objetos em si, mas sim para o que eles representam.
Como se comportar num templo buddhista?
Ao entrar em um templo, um buddhista geralmente faz três reverências em direção ao altar. Em muitos centros buddhistas, é comum que os praticantes se sentem em almofadas no chão. Caso isto não seja confortável ou apropriado, pode-se solicitar uma cadeira para sentar. Cada tradição possui a sua própria etiqueta em relação aos monges e mestres que conduzem os ensinamentos e as sessões de meditação. Eventualmente, alguma contribuição pode ser solicitada para ajudar nos custos de manuteção do centro.

sábado, 7 de agosto de 2010

Temas Polêmicos























DENTRE TANTAS POLÊMICAS, O MORMONISMO ENFRENTA AINDA A QUESTÃO DA SIMBOLOGIA QUE SEGUNDO ALGUNS PESQUISADORES A MESMA POSSUE SÍMBOLOS PAGÃOS USADOS TAMBÉM PELA MARÇONARIA. DIZEM AINAD QUE EXISTE UMA RELAÇÃO ENTRE AS DUAS CRENÇAS DESDE MUITO TEMPO QUANDO A MARÇONARIA INFILTROU-SE EM NAVOO.O PRÓPRIO JOSEPH SMITH ERA MAÇON, FOI INDICIADO JUNTAMENTE COM ALGUNS COMPANHEIROS QUE SEGUIRAM SUA RELAGIÃO ANOS MAIS TARDE. PARA COMPLICAR MAIS AINDA, ALGUNS EX- MORMON EM ENTREVISTA PUBLICADA EM DIVERSOS CANAIS COMPROVAM QUE A MARÇONARIA JÁ FOI INCLUSIVE DENTRO DA CASA DE JOSEPH, QUANDO ESTE TOMOU GOSTO E PRAZER PELA MARÇONARIA.
ANOS DEPOIS FUNDOU SUA IGREJA E AFIRMA TER TIDO UMA VISÃO QUE PROIBIA SEUS POVO DE FUMAR E TOMAR CAFÉ. LOGO TODOS ACATARAM E DEIXARAM IMEDIATAMENTE DE TOMAR O PRECIOSO LÍQUIDO QUE DESFRUTAVAM NA CASA DO MESMO. AINDA HOJE OS FIÉIS MÓRMONS NÃO PRATICAM TAL ATO.
LOGO DIVULGOU-SE QUE O MOTIVO DA REVELAÇÃO SERIA PORQUE JOSEPH E A ESPOSA ESTAVAM BRIGANDO MUITO PORQUE CUSPIAM DENTRO DE CASA E SUJAVAM MUITA XÍCARA, POIS TODA NOITE BEBIAM E JOGAVAM NA CASA DE JOSEPH. SURGEM DIVERSO BOATOS COM RESPEITO A IGREJA DOS MÓRMONS, PORÉM O QUE SE SABE MESMO É QUE A MESMA NÃO TEM FUNDAMENTO BÍBLICO. EM MUITOS ASPÉCTOS DEIXA A DESEJAR PRINCIPALMENTE QUANDO O ASSUNTO É O PROFETA E A SIMBOLOGIA.
AS FOTOS ACIMA MOSTRA ALGUNS SÍMBOLOS QUE SEGUNDO ESTUDIOSOS E PESSOAS QUE FREQUENTARAM A IGREJA DIZEM TER. CUJO O SIGNIFICADO É ABSOLUTAMENTE PAGÃO.
* O pentagrama circulado na esquerda é particularmente significativa por ser justamente ele o usado em rituais de magia negra.
* A estátua de Cristo é um ícone da Igreja Mórmon e é belamente exibida no Centro de Visitantes. É uma réplica do Christus de Bertel Thorvaldsen em Copenhague, na Dinamarca. A versão dos Mórmon é colocada na frente de um cenário inusitado: o universo. Isso poderia referir-se ao conceito gnóstico de "Cristo Cósmico"?Porém, um detalhe é marcante e incomum: uma das maneiras mais simples de analisar uma obra de arte é através da relação entre luz e sombra. Bem, neste cenário, a figura Christus, na verdade, lança sua sombra sobre o planeta Terra. Porém, Jesus é considerado a "Luz do Mundo". Lançar uma sombra sobre algo significa, simbolicamente, que este será mantido na escuridão e na ignorância. Se esta figura de Jesus não é a fonte de luz, o que é então? A resposta está dentro da redoma do Centro de Visitantes, que envolve a estátua.
*Interessante notarmos que a escultura exibida retrata Adão, Eva e as frutas ofertadas à Deus, enquanto um cordeiro (presente de Abel) está vivo. Mas por que retratam a oferta de Caim, que foi rejeitada por Deus? Por que a oferta de Abel está viva e fora do altar? Seria uma postura de desafio? Ou uma lembrança do que não foi ofertado de coração?
SE ANALISARMOS COM PRECISÃO ENTENDEREMOS QUE CADA FIGURA ACIMA TEM UM SIGNIFICADO RITUALÍSTICO E ATÉ MESMO COM REFEMICAS.ENCIAS ASTRONÕMICAS. MILHARES DE PESSOAS VISITAM OS TEMPLOS NO DECORRER DO ANO , MAS A MAIORIA ESCONDEM O QUE VÊ COM MEDO DE SER DESCOBERTO E EXCOMUGADO DA IGREJA. tALVEZ MUITOS DESTES SÍMBOLOS NEM TENHA MAIS POR CAUSA DA REPERCUSSÃO QUE DEU ANOS ATRÁS COM A MARÇONARIA DIZENDO QUE OS SÍMBOLOS PERTENCIAM A ELA. MAS É NOTÓRIO COMPREENDER QUE AIDA EXISTE ALGUNS ATÉ DE MODO E LUGAR DESFAÇADO.


"APRENDER É A ÚNICA COISA DE QUE A MENTE NUNCA SE CANSA , NUNCA TEM MEDOE NUNCA SE ARREPENDE".
LEONARDO DA VINCI

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O Que os Mórmons Ensinam


Os mórmons ensinam que o livro de mórmon foi uma fundada por Joseph smith porque este viu Deus e seu filho jesus cristo aos quatorze anos de idade,e desessete quando recebeu a visita do anjo môroni. Ele tinha vinte e um anos quando recebeu as placas de ouro e apenas vinte e três quando ele terminou de traduzir o Livro de Mórmon (isso foi feito em menos de sessenta dias). Mas da metade das revelações em Doutrina e Convênios foram recebidas por Joseph Smith quando ele tinha vinte e cinco anos ou menos. Ele tinha vinte e seis anos quando a Primeira Presidência da Igreja Mórmon foi organizada e trinta anos quando o Templo de Kirtland foi dedicado. Ele tinha apenas trinta e três anos quando escapou do seu aprisionamento no Missouri e reassumiu a liderança dos Santos Mórmons que estavam se reunindo em Nauvoo. O Profeta Joseph Smith foi martirizado com a idade de trinta e oito anos. Assim segue a história da igreja restaurada única e verdadeira da face da terra.

Os mormons contitui hoje grande número de fiéis na face da terra. ensinado o casamento eterno, batismo pelos mortos e intitulando a igreja como única guiada pelo pai celestial, como se referem a Deus. Seguem o livro de Mormon dando-lhe total confiança e acreditam que muitos presidentes da igreja deles continua vendo Deus.Constróem capelas para ser visitadas por todos que queiram ir. Recebem o povo com muito amor. Porém nos templos ,que consideram sagrada
somente os membros podem entrar, ainda assim precisam ter carteira dizendo que o membro está hápito para entrar. Ao entrar nada pode contar quando sair, fazem um juramento de que nada e a ninguém confassarão o que viram lá dentro.Os inúmeros símbolos que existe no templo são explicados para os fiéis mas também nada podem falar.

Amados a Bíblia diz que não há nada oculto que não seja revelado:muitos muitas pessoas discordaram do que viram lá dentro e decidiram abrir a boca. Veja o que confessam algumas dessas pessoas, que são consideradas anti-mórmon pelos pelos praticantes do mormonismo.

* não posso ser mórmon porque para mim a Bíblia sagrada é a infalível palavra de Deus e não o livro de mórmon,

* A verdadeira igreja é aquela que adora o Senhor em espírito e em verdade e não a que segue as visões de Joseph Smith,

* Não acredito na salvação dos mortos por meio do batismo por procuração como fazem os mórmons,

*A salvação não depende de boas obrase aceitação a Joseph Smith,

* Não creio porque não é bíblico que O chamado profeta Joseph Smith foi batizado por João Batista,

* Não creio nos profetas que dizem ver Deus que os ensinam erguer a igreja .

Entre outras loucuras que os mormons fazem e dizem estas são extremamente absurdas. Somente que não leu as escrituras sagradas é que se infiltrram em coisas como esta. o fim está próximo, quem estiver em pé cuide para que não caia. porque este e outros absurdos virão para você entender que CRITO È O CAMINHO A VERDADE E A VIDA E QUE NINGÈM VAI AO PAI SE NÂO POR ELE.

Considere estes versículos Bíblicos e leia com atenção:

II TIMÒTEO( 3:16-17)
II PEDRO(1:20-21)
MATEUS(5.18)
HEBREUS(9:27)
ATOS(4-12)
MATEUS(24:4)
MATEUS(24:11)
EFÉSIOS(2:-8-9)

ACALTELAI-VOS, QUE NÍNGUEM VOS ENGANE


Batismo Mormon














1. Batismo 2. após o batismo 3. Confirmação

Para os Mórmons o batismo é uma ordenança sagrada na igreja SUD (“Mórmon”). Depois do batismo acontece outra ordenança chamada de “confirmação”, uma pessoa é oficialmente considerada um membro da igreja.O batismo por imersão simboliza uma promessa sagrada. Prometemos deixar a nossa vida anterior e começar uma nova vida como seguidor de Jesus Cristo. Quando entramos completamente na água, representa o sepultamento de nossa vida anterior. Quando saímos da água, representa o início de uma nova vida em Cristo.
Na Igreja Mórmon, o batismo nunca é executado antes de uma pessoa completar a idade de oito anos. Esta idade foi estabelecida em revelação nos dias modernos (ver Doutrina e Convênio 68:27) com essa idade as crianças tornam-se responsável pelos seus pecados, o que quer dizer que já são capazes de discernir entre certo e errado e que têm responsabilidade pessoal por sua conduta. Para aqueles de idade suficiente que não sejam capazes de discernir entre o certo e o errado (por causa de uma condição tal como dano mental severo, por exemplo) não há nenhuma responsabilidade pelos pecados e, portanto, não é necessário que sejam batizados. Tais são vistos como salvos pela Expiação de Cristo, como são todos os bebês e crianças que morrem antes de oito anos. Tendo este conhecimento que o Livro de Mórmon especificamente proíbe a prática de batismo infantil, mantendo que é “zombaria solene diante de Deus”. (ver Moroni 8:4-23). O batismo somente é reconhecido como válido quando é executado por alguém que possui a autoridade adequada do sacerdócio, no ofício de Sacerdote no Sacerdócio Aarônico ou um ofício maior. A reivindicação do Mormonismo para ser o Evangelho verdadeiro de Jesus Cristo é mantida principalmente por autoridade divinamente dada (o sacerdócio) e revelação continuada.
Se você observar este texto extraído do site oficial do mormonismo, não faz menção a Bíblia
Sagrada. Refere-se todo tempo aos livros escritos segundo as visões de Joseph Smith. cujo elemento viu Deus e recebeu instruções para herguer a igreja na terra. Chama de confirmação ou confirmado o membro da igreja que receberá o espírito santo após e batismo e confirmação.
*Atos, capítulo 2, versículo 38, Deus afirma:
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo
.

Os dons do Espírito santo é concedido a uma pessoa pelo próprio Deus e nunca por homens desta terra. Assim como perdão dos pecados.
A salvação vem unicamente pela graça de Deus. É somente por sua graça que podemos arrepender-nos e ser batizados em o nome do Senhor Jesus Cristo para remissão de nossos pecados. É nosso privilegio e nossa honra sermos sepultados com Cristo pelo batismo.































domingo, 1 de agosto de 2010

Momento Sacramental dos Mórmons

Pouco antes da crucificação, Jesus reuniu os Apóstolos num cenáculo. Ele sabia que logo morreria na cruz. Essa foi a última vez que Se reuniu com esses homens tão amados antes de Sua morte. O Senhor queria que eles sempre se lembrassem Dele, a fim de que permanecessem fortes e fiéis.
Para ajudá-los a fazer isso, Cristo instituiu o sacramento. Partiu o pão em pedaços e o abençoou. Então disse: "Tomai, comei; fazei isto em lembrança de meu corpo que por vós é dado." (Mateus 26:22.) A seguir, tomou um copo de vinho, abençoou-o e deu-o aos Apóstolos para que o bebessem, dizendo: "Bebei dele. Fazei-o em lembrança do meu sangue que foi derramado por todos os que acreditarem em meu nome, para a remissão dos pecados."
(Mateus 26:23-24)
Após a restauração da Igreja nos últimos dias, Jesus novamente ordenou a Seu povo que partilhasse do sacramento em memória Dele, dizendo: "É conveniente que a Igreja se reúna amiúde para partilhar do pão e vinho em memória do Senhor Jesus Cristo." (D&C 20:75) Numa revelação dos últimos dias, disse que não importa o que se coma ou o que se beba durante o sacramento, desde que nos lembremos Dele. Hoje, os Santos dos Últimos Dias bebem água em vez de vinho.

Joseph Smith fundou sua igreja baseando-se em visões. Segundo ele viu o próprio Jesus e Deus, e que estes ainda hoje por meio de seus líderes presidente envia mensagens para as igreja sobre o que devem fazer . Veja o que a Bíblia diz e tire suas conclusões:

A Bíblia nos diz que ninguém jamais viu a Deus (João 1:18), exceto o Senhor Jesus Cristo. Em Êxodo 33:20, Deus declara: "Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá." Essas passagens aparentam contradizer outras passagens que descrevem várias pessoas "vendo" a Deus. Por exemplo, Êxodo 33:19-23 descreve Moisés falando com Deus "face a face". Como Moisés pôde falar com Deus "face a face" se ninguém pode ver Deus e viver? Nesse exemplo, a frase "face a face" é uma figura de linguagem que indica que eles tiveram comunhão bem próxima. Deus e Moisés estavam falando um com o outro "como se" eles fossem dois seres humanos tendo uma conversa íntima.Em Gênesis 32:30, Jacó viu Deus aparecendo como um anjo – Ele não viu a Deus realmente. Os pais de Sansão ficaram atemorizados quando perceberam que tinham visto a Deus (Juízes 13:22), mas eles tinham visto apenas Deus aparecendo como um anjo. Jesus era Deus em carne (João 1:1,14); quando as pessoas viram a Ele, eles estavam vendo Deus. Então, sim, Deus pode ser "visto" e muitas pessoas têm "visto" a Deus. Ao mesmo tempo, ninguém tem visto a Deus revelado em toda a Sua glória. Na nossa condição humana de pecado, se Deus fosse totalmente se revelar para nós, seríamos consumidos. Portanto, Deus se transforma e aparece em formas que podemos "vê-lo". No entanto, isso é diferente de ver a Deus com toda a Sua glória e santidade exibidas. Pessoas têm visto visões de Deus, imagens de Deus e aparecimentos de Deus – mas ninguém tem visto a Deus em toda a sua plenitude (Êxodo 33:20).

É tempo de conhecer a verdade para não ser enganado. Se a Bíblia diz que não se pode ver Deus é porque náo pode realmente e vale para todos porque Deus não faz acepção de pessoas.
outro ponto chama a atenção , é o ato de trocar vinho por água. Não existe registro Bíublico que dê suporte para tal procedimento.

A melhor maneira de sermos enganados é julgarmo-nos mais espertos do que os outros
Autor: La Rochefoucauld, François

Namoro Entre Fiéis Mórmons

O Namoro entre os mórmons é igual. Um namoro entre jovens normais dão beijo na boca seguram na mão, porém são incentivados fielmente a guardarem a lei da castidade, abster-se de relações sexuais antes dos laços matrimoniais, eles são cientes dos desafios de um namoro então são encorajados a namorarem após os dezesseis anos, uma idade boa e que o indivíduo já tem bem mais noção de seus atos, a Igreja não proibe, mas incentiva que os jovens o façam assim.Também são ensinados a namorarem com pesssoas da mesma fé, compromissadas com a igreja.
Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.
(Pitágoras).

sábado, 31 de julho de 2010

Cerimônia Matrimonial dos Mórmons


Os Mórmons acreditam que o casamento dura para toda a eternidade – por isso o chamam de “Casamento Eterno”. Mais formalmente, o casamento eterno é chamado de “Selamento” ou de “Ordenança Seladora”. O casamento civil pode ser realizado nas capelas Mórmons, caso os noivos assim desejem. Após o casamento civil, os noivos se casam em um dos templos Mórmons.
Quando um noivo e uma noiva são casados no templo eles são selados um ao outro – eles não estão casados somente para essa vida, ou “até que a morte os separe”, mas estão casados para essa vida e para a eternidade. Cristo ensinou que “o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 9:6) e os Mórmons acreditam que a morte não põe fim ao casamento.
O Élder James A. Cullimore disse: “O casamento no templo para o tempo e a eternidade deveria ser a meta para todo o membro da Igreja, pois o casamento é ordenado por Deus. O casamento é um mandamento. O Casamento foi instituído por crédito divino”.
Você que ler com espírito crítico preste atenção:
Os mórmons afirmam tal casamento e tentam justificar com versículos diversos como:
"Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor." (1 Coríntios 11:11). Acreditamos que esta escritura não se aplica apenas a esta vida, mas também após a morte. Já que o homem só se completa com a mulher ao seu lado, e a mulher só se completa com o marido, o casamento é essencial para o progresso contínuo após a ressurreição.

A Bíblia de modo algum fala sobre casamento eterno, no céu não irá existir casais e sim anjos, corpos espirituais para adorar o Senhor.o acontece hoje em dia é que as diversas religiões traduzem a Bíblia Sagrada da forma que lhes convém para confuudir o povo que não tem base, que não conhecem o verdadeiro evangelho. Como pode existir um casamento no céu? então continua as práticas terrestres:( transa, nascimento de bêbes,dor de parto,)Isso é complicado, precisa ter cabeça de bagre para acreditar em tal coisa.Eu particularmente acredito na Bíblia que é base para todo ser humano até para quem diz ser ateu.

*A escritura de Mateus 22:30 diz: "Pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu".

*Mas vós, frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra e multiplicai-vos nela. Gênesis 9:7.

*Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. Mateus 19:6.

*E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, Lucas 20:34.
Mediante as escrituras sagradas pode-se entender que o casamento é uma ordenança feita para o homem terrestre, nunca no céu, lá não é lugar para realizar tais tarefas.

"Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores."







Hierarquia dos Mormons


A doutrina de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (também conhecida como Igreja Mórmon) ensina que Cristo é o cabeça da Igreja e que Ele faz Sua própria vontade através de revelações aos líderes da Igreja.
Desde a organização da Igreja nestes últimos dias sempre houve uma autoridade presidente designada para a Igreja. Essa autoridade presidente é conhecida como Primeira Presidência. Ela é formada pelo Profeta e Presidente da Igreja, e seus dois conselheiros. A Primeira Presidência é responsável por coisas como esclarecer doutrinas e políticas da Igreja, introduzir novos programas e organizações que se aplicam melhor à vontade do Senhor, advertir e ensinar os membros, bem como outras atividades administrativas. Eles têm a autoridade para delegar as tarefas para outras pessoas.
O Quorum dos Doze Apóstolos é formado por doze homens que foram chamados para agir como testemunhas especiais de Cristo (ver D&C 107:23). Os Doze ajudam a Primeira Presidência com as decisões pertinentes a Igreja e um voto unânime dos Doze e da Primeira Presidência geralmente é preciso para fazer qualquer mudança significante.
O Quorum dos Setenta são outros homens dignos chamados para ajudar nas responsabilidades de guiar a Igreja. Eles geralmente trabalham sob a direção dos Doze Apóstolos e levam consigo vários deveres tais como visitar membros da Igreja em outras partes do mundo, cuidar de diferentes organizações dentro da Igreja e ajudar no trabalho missionário.
Um Bispado Presidente também ajuda a liderar a Igreja. Seu papel é liderar o sacerdócio Aarônico ou sacerdócio menor e focaliza mais em assuntos temporais, como prédios da Igreja, o bem-estar para os pobres e o dízimo.
Todas as posições mencionadas previamente são formadas por membros e são chamados de Autoridades Gerais, ou Irmãos. Eles formam a maior parte da liderança principal da Igreja. À medida que a Igreja cresce, o quorum dos setenta pode ser aumentado para ajudar nos assuntos administrativos da Igreja.
Existem também algumas presidências que trabalham sob a direção dessas quatro autoridades presidentes para dirigir outras organizações dentro da Igreja. Tem a Presidência Geral da Sociedade de Socorro, que lidera a organização das mulheres em todo o mundo; Presidência Geral das Moças, que lidera o programa para as moças com idade entre 12 e 17 anos; e a Presidência Geral da Primária, a qual cuida de todas as organizações voltadas para crianças com idades entre 3 e 11 anos. Todas essas presidências são formadas por mulheres.
SHARETHIS.addEntry({ title: "Lideranca", url: "http://www.igrejamormon.com/lideranca" });
È importante salientar que as presidências possuem os conselheiros para ajudarem e facilitar o trabalho com a igreja. Os missionários estes passam apenas um certo tempo em cada cidade determinado pelo seu superior. Somente moças e rapazes podem realizar o trabalho missionário
e este tem duração de um ano no máximo.
"Líder é aquele que faz com que cada um dê o melhor de si em favor de todos.”
(Carlos Hilsdorf)

Mormonismo => O Louvor

A Igreja Mórmon tem considerado a música como uma parte vital de adoração desde o começo. As primeiras sedes da Igreja em Kirland e me Nauvoo, ambas tinham seus corais. Não foi nenhuma surpresa que havia um coro formado e pronto para a primeira conferência realizada no Vale do Lago Salgado menos de um mês após a chegada dos pioneiros.
Sem dúvida os mormons entoam louvores ao pi celestial (como eles chamam) seguindo um hinário e com orquestra,exceto as capelas que ainda não possui. Mas sabe-se porém que cantamem coro os hinos próprioe deles. Não se admite cantar louvores de outras igrejas pois julgam ser a única verdadeira com inspiração divina.

Mormonismo


Dica de Livros

*Livro de Mórmon
* Princípios do Evangelho
*Doutrina e Convênios
* Pérola de Grande Valor
Filme
*Joseph Smith














Temas Polêmicos



* Livros apócrifos:
A palavra Apócrifo vem do grego Apokryphos e significa oculto ou não autêntico. Mas este termo é usado, principalmente para designar os documentos do início da era Cristã, que abordam também a vida e os ensinamentos de Jesus, mas não foram inclusos na Bíblia Sagrada por serem considerados ilegítimos. No velho testamento encontramos:São Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, 1 e 2 de Macabeus.

No vo testamento: Itinerários de Paulo, Itinerários de João, Tomé, Diaché I e II èpistola de sâo Clemente, èpistola de Policarpo, Evangelho segundo São Tomás, História de Tiago, Apocalupse de Pedro, Carta de Barnabé, Atos de paulo, entre outros.
A Bíblia um livro completo, portanto, não precisa de acréscimo ou retiradas, foi feita para suprir os anseios e necessidades do ser humano.Ela foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo, com o objetivo de comunicar o coração e a mente de Deus para a humanidade através das revalações de seus princípios e verdades e, por este motivo utilozou homens para alcançar sem prejuízos a autoridade divina da Bíblia Sagrada. Porém os livros apócrifos da Bíblia Sagrada católica foram inseridos para justificar as doutrinas católicas, por exemplo:
*oração pelos mortos - 12:44 - 46

* culto e missa pelos mortos - 12:43


*o próprio autor não se julga inspirado -15:38-40; 2:25-27


*intercessão pelos Santos - 7:28 e 15:14

" DEVEMOS SER MADEIRA DA LEI QUE CUPIM NÃO RÒI"
( Ariano suassuna)
Idolatria:

Veja o posicionamento da igreja sobre idolatria:

Idolatria é escolher, adorar e servir um deus falso em lugar do Deus verdadeiro. São Paulo definiu muito bem essa prática: "Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos!" (Romanos 1,25).
Uma das diferenças do Deus verdadeiro do deus falso é que este é "oco". Por isso, no passado, um dos símbolos dos deuses falsos eram as imagens ocas. Representavam um "deus oco". Um deus "vazio", fraco!

E agora fica a pergunta:

* O que representa cada imagem de escultura feita por mão de homens?
* Porventura não éidolatria acender vela para imagens?
* Que deus é este que vive na escuridão?
* Por acaso as imagens não são ocas?
A igreja por muito tempo defende sua prática de fé, porém fazer validar o que diz e faz fica cada vez mais complicado com alguns dos piores crimes e pecados concebíveis.

A Bíblia, a Torahe o Alcorão são particularmente taxativos quanto à idolatria, comparando-a com alguns dos piores crimes e pecados concebíveis. Por conta desta condenação, o termo "idolatria" é atualmente adotado como forma pejorativa de referência a práticas religiosas não abraâmicas. Desobedecendo as leis de Deus segundo os seus mandamentos.

A bíblia diz:

“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus não as adorarás nem lhes darás culto…” (Ex. 20: 4-5)

“… o ídolo em si mesmo não é nada”… (I Cor. 8:4) “… Fugi da idolatria” (10:14). “eles sacrificam a demônios, não a Deus…” (10:19, 20)

“Deus é Espírito e importa que seus adoradores o adorem em Espírito e em verdade” (Jó. 4:24)

“Eles têm boca, mas não falam… tornem-se semelhantes a eles todos os que os adoram” (Sal. 135:15-18)

“…aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou…para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo…” (Deut. 4:15-19)

Outros versículos bíblicos sobre idolatria: Lv 26.1; Dt 4.23; Dt 7. 25,26; Is 44.17-20; Is 45.20; Jr 10.5; Jr 10.14,15; Ez 20.18,19; Os 4.12; Zc 15.2; At 17.16,29; I Tess 1.9 e I Jo 5.21. "... não te curvarás a elas nem as servirás" (Ex 20.4)

Pedofilia
* Abusos, segundo Cabrini, em nome de Deus no conexão reporter. Viram que coisa mal, segundo os garotos ele, o padre pedófilo abusava deles em pleno culto dentro da igreja rezando missa, toca os genitais dos garotos.

* MACEIÓ - Monsenhores Luiz Marques, Edílson Duarte e Raimundo Gomes, envolvidos em um escândalo sexual na cidade de Arapiraca, Alagoas, foram afastados das atividades religiosas pelo bispo Dom Valério Brêda. Os padres são acusados de pedofilia e de praticarem sexo com coroinhas. O bispo Valério Brêda, responsável pela diocese, se deslocou de Penedo até Arapiraca, onde leu uma carta durante a missa do sábado, na igreja Nossa Senhora do Carmo

* O papa Bento XVI "chorou" neste domgino(18/04/10) ao encontrar oito vítimas de abusos sexuais cometidos por religiosos em Malta, afirmou um dos participantes da reunião. "Vi o Papa chorar de emoção", disse Lawrence Grech, que disse ainda que não esperava que o pontífice se desculpasse, "mas vi nele e no bispo de Malta (Dom Paul Cremona) a humildade de uma Igreja que, naquele momento, representava todo o problema da Igreja moderna".



*José Wilker fala em uma entrevista concedida ao reporter Valmir Moratelli diz:
"Fui educado por padres pedófilos"não entendia muito bem o que era aquilo, comecei a entender só no segundo ciclo de estudos, a partir do fato de algumas histórias de pessoas que vieram a meu conhecimento. Como a história de um padre que, ao ser descoberto na condição de pedófilo, foi confinado no interior da Bahia. Além de casos de garotos que, depois, se confessavam homossexuais, numa época em que isso era tratado como doença. Todos os casos eram acobertados. As famílias tinham vergonha de falar o que acontecia com seus filhos, isso não chegava ao domínio público. Sempre se deu um tratamento secreto a este assunto.

Analisando de forma crítica podemos nos perguntar:O que está acontecendo?
Será que a igreja deixou para trás algum mandamento, ou estes padres não tinham vocação?
Leia este versículo:

Mateus 19:5-6 “Deus ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.
Se a igreja permitisse o casamento de padres e freirasnão mudaria este quadro?
você que é um bom leitor deve refletir sobre esta questão.Quando o homem modifica aquilo que Deus ordenou ,o resultado será trágico. A Bíblia diz que doi é melhor que um. O padre teria com certeza auxílio de sua companheira em sua jornda. Além de poder aconselhar melhor os casais poque tinha como princípio sua própria vida.


"AM 5, 15 Detestai o mal, amai o bem, fazei reinar a justiça no tribunal."

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Festividades Religiosas e Santos
















Se pesquisarmos a origem dessas festividades, perceberemos que elas remontam a um tempo muito antigo, anterior ao surgimento da era cristã. De acordo com o livro O Ramo de Ouro, de sir James George Frazer, o mês de junho, tempo do solstício de verão (no dia 21 ou 22 de junho o Sol, ao meio-dia, atinge seu ponto mais alto no céu, esse é o dia mais longo e a noite mais curta do ano) no Hemisfério Norte, era a época do ano em que diversos povos - celtas, bretões, bascos, sardenhos, egípcios, persas, sírios, sumérios - faziam rituais de invocação de fertilidade para estimular o crescimento da vegetação, promover a fartura nas colheitas e trazer chuvas. Assim como outro eventos a igreja mantém sua festas com datas fixas e móveis conforme as ordenanças de um paroco. Vejas algumas festas importantes no catolicismo:
* Quaresma
* Semana Santa
* Páscoa
* Festas Juninas (més de junho)
* Comemorações dos padroeiros paroquiais
* Quermesses
* Retiros espirituais
* Leilões e festas dançantes.
* Natal (més de dezembro)
As festas religiosas representa para os fiéis uma forma de demonstração aos seus sagrados, por isso, no decorrer do ano muitos fazem suas promeças para serem pagas em lugares considerados divinos como é o caso do horto do Padre Cícero Romão Batista em Juazeiro do norte, São Francisco no Canindé, Santuário de Aparecida Na cidade de Aparecida do Norte (SP), entre outros. As pessoas pagam suas promessas atravéis de exercícios físicos, jejum, orações, acendem velas ou fazem sua caminhadas conforme a fé.

Promessas: é tudo aquilo que Deus promete àqueles que cumprem (ouvem e praticam) a Sua Palavra. São promessas em que podemos seguramente confiar. Ex.: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles" (Mt 18,20); v.tb.: Jo 1,12; Lc 11,13; Ef 6,8.





quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Catolicismo


Catolicismo
O termo "católico" significa universal, a primeira vez em que foi usado para qualificar a Igreja foi no ano 105 d.C., numa carta de Santo Inácio, então bispo de Antioquia. No século 2 da Era Cristã, o termo voltou a ser usado em inúmeros documentos, traduzindo a idéia de que a fé cristã já se achava disseminada por todo o planeta. No século 4 d.C., Santo Agostinho usou a designação "católica" para diferenciar a doutrina "verdadeira" das outras seitas de fundamentação cristã que começavam a surgir. O Catolicismo ensina que o fiel deve obedecer aos Sete Sacramentos, que são:

Batismo: O indivíduo é aceito como membro da Igreja, torna-se, portanto parte da família de Deus.

Crisma: Confirmação do Batismo.

Eucaristia (ou comunhão): Ocasião em que o fiel recebe a hóstia consagrada, símbolo do corpo de Cristo.

Arrependimento ou Confissão: Ato em que o fiel confessa e reconhece seus pecados, obtendo o perdão divino mediante a devida penitência.

Ordens Sacras: Consagração do fiel como sacerdote, se ele assim o desejar, e após ter recebido a preparação adequada.

Matrimônio: Casamento.

Extrema-unção: Sacramento ministrado aos enfermos e pessoas em estado terminal, com o intuito de redimi-las dos seus pecados e facilitar o ingresso de suas almas no Paraíso.

Os 10 Mandamentos da Lei de Deus segundo a igreja católica

1. Amar a Deus sobre todas as coisas.

2. Não tomar Seu santo nome em vão.

3. Guardar domingos e festas.

4. Honrar pai e mãe.

5. Não matar.

6. Não pecar contra a castidade.

7. Não furtar.

8. Não levantar falso testemunho.

9. Não desejar a mulher do próximo.

10. Não cobiçar as coisas alheias.

Os Mandamentos preditos pela igreja

1. Participar da Missa nos domingos e festas de guarda.

2. Confessar-se ao menos uma vez ao ano.

3. Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição.

4. Santificar as festas de preceito.

5. Jejuar e abster-se de carne conforme manda a Santa Madre Igreja.

Os católicos crêem que é possível, não somente provar que a Igreja principiou na nova dispensação, mas também que ela principiou no Dia de Pentecostes.O corpo de Cristo (Sua Igreja) foi formado pelo batismo do Espírito-Santo (1 Cor 12: 13). Será possível sabermos quando se realizou o batismo do Espírito-Santo? No livro dos Atos dos Apóstolos 1: 5, O Senhor Jesus, antes da Sua ascensão, prometeu aos apóstolos: "Sereis batizados com o Espírito-Santo, não muito depois destes dias". No Dia de Pentecostes "foram todos cheios do Espírito-Santo, e começaram a falar noutras línguas" (Atos 2: 4). No cap. 5:11 verificamos que a Igreja já existia, porque lemos: "e houve grande temor em toda a Igreja.

Batismo na Igreja Católica

Sacramento do batismo

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra".Quando recebemos o Sacramento do Batismo, transformamo-nos de criaturas para Filhos Amados de Deus. Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, os sacramentos são "invenções" da Igreja. Isso não é verdade, os sacramentos são sem sombra de dúvidas criadas por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.O profeta João Batista, primo de Jesus, que veio ao mundo para preparar os caminhos para a vinda do Messias, foi quem batizava as pessoas para a vinda de Cristo (Mc 1, 2s). Ele sabia que o seu Batismo era temporário, pois logo depois dele viria o seu primo Jesus que batizaria no Espírito Santo, ou seja, o profeta batizava com água e Jesus batizava com o Espírito Santo. A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças.
Atos 2, 38-39: "Disse-lhes Pedro: 'Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe - a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar'." E também outras passagens. (ver Atos 16, 15; Atos 16, 33; Atos 18, 8; 1Coríntios 1, 16).

È certo que Jesus deixou o batismo para remissão dos pecados e que é apenas um. Não registro bíblico onde alguém tenha se batizado mais de uma vez. Meus amados analise o que diz a BÌblia Sagrada sobre o batismo e tire suaa conclusões.

Romanos: 6-3 ( Remissão dos pecados)
Como é possível um bebê se redimir de seus pecados sei ter noção de nada que faz. Afinal que pecado tem uma criança? Por acaso não é inocente?
Por Jesus não se batizou pequeno?Por ventura esse ato do batismo enquanto criança não é costume ou religiosidade?

Atos: 22-16 ( Lavagem dos pecados)
Imaginem uma criança de cinco anos de idade por exemplo; Precisa realmente lavar os pecados?
Ela não considerada inocente diante de Deus?
Talvez a nação sofre porque não conhece a vontade e os ensinamentos deixados por Deus.

A igreja ainda mosra sua versão para que essa pratica permaneça, afinal já passou por uma grande reforma.

A razão teológica pela qual a Igreja batiza crianças é que o Batismo não é como uma matrícula em um clube, mas é um renascer para a vida nova de filhos de Deus, que acontece mesmo que a criança não tome conhecimento do fato. Este renascer da criança a faz herdeira de Deus. A partir do Batismo a graça trabalha em seu coração (cf. 1 Jo 3,9), como um princípio sobrenatural. Elas não podem professar a fé, mas são batizadas na fé da Igreja a pedido dos pais. Santo Agostinho explicava bem isto: “As crianças são apresentadas para receber a graça espiritual, não tanto por aqueles que as levam nos braços (embora, também por eles, se são bons fiéis), mas sobretudo pela sociedade espiritual dos santos e dos fiéis... É a Mãe Igreja toda, que está presente nos seus santos, a agir, pois é ela inteira que os gera a todos e a cada um ” (Epist. 98,5).
Santo Irineu de Lião (†202) considera óbvia a presença de “crianças e pequeninos” entre os batizados (Contra as heresias II 24,4). Um Sínodo da África, sob São Cipriano de Cartago (†258) aprovou que se batizasse crianças “já a partir do segundo ou terceiro dia após o nascimento” (Epist. 64). O Concilio regional de Cartago, em 418, afirmou: “Também os mais pequeninos que não tenham ainda podido cometer pessoalmente um pecado, são verdadeiramente batizados para a remissão dos pecados, a fim de que, mediante a regeneração, seja purificado aquilo que eles têm de nascença” (Cânon 2, DS,223).

Salmo 22[23],9-10: "Contudo, tu me tiraste do ventre; tu me preservaste, estando eu ainda aos seios de minha mãe. Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre da minha mãe."

Comunhão ou Ceia do senhor





A comunhão ou ceia do Senhor é uma celebração em memória da morte sacrificial e ressureiçãode Jesus Cristo. As palavras de Mateus 26:26 -28 e de ICoríntios 11:23-26, particularmente as palavras: "Este é o Meu corpo" e "Este é o Meu Sangue", parecem muito simples e fáceis de se entender. Mas o fato é que elas, provavelmente, já causaram mais divisão dentro da Igreja Cristã do que quaisquer outras. Por causa dessa doutrina milhares de cristãos foram mortos na Inglaterra, no século XVI, durante o reinado da sanguinolenta "Bloody Mary", sem falar nos milhões que foram assassinados, em todas as épocas, pelos papas do Catolicismo Romano. Convém esclarecer que o Papa Inocêncio III, (1198 a 1216 d.C.), um dos mais poderosos da história da Igreja Romana, tendo assassinado milhares de inocentes, que eram visto como "hereges", declarou-se "Vigário de Cristo, Vigário de Deus, Soberano Supremo da Igreja e do mundo" com o direito de depor reis e príncipes afirmando que "todas as coisas na terra, no céu e no inferno estão sujeitas ao vigário de Cristo".
Nunca na história, até a chegada da Reforma Protestante, um homem exerceu maior autoridade do que ele! de decretar a herética transubstanciação, ordenou duas cruzadas, proibiu a leitura da BÍBLIA SAGRADA no vernáculo, ordenou o extermínio de todos os "Hereges", instituiu a "Santa Inquisição" ou "Santo Ofício" -- Hoje "Sagrada Congregação para a Doutrina da fé" e mandou massacrar os albigenses, tendo dito que a cruzada contra esses santos "havia sido a coroação dos seus objetivos como papa".

Historicamente, houve muitos que discordaram dos dogmas da Igreja. Eram considerados hereges quando se tornavam uma ameaça à unidade em torno da autoridade papal e porque propalavam idéias ou práticas contrárias à interpretação da Igreja Católica sobre a Verdade ensinada por Jesus Cristo e contidas nos Escritos Sagrados. A condenação máxima imposta pela Igreja é a pena de excomunhão.Todo seguidor da igreja deveria concordar completamente com as ordens advindas pelo papa, Caso descordasse correria risco de morte e passar a ser chamado de herege.

Era considerada como SANTA MADRE IGREJA, única deixada por Jesus Cristo. O que muitos começaram a dissuadir e grande revoluções começaram a surgir mesmo
Exemplos:
* Concílio de Trento
* Reforma e conta reforma
* Plebiscito na Igreja: uma rebelião interna
* Revolução protestante
* As cruzadas.
Não há na face da terra registro algum que detenha igreja com total veracidade e poder. Jesus disse eu sou a verdade e a vida ninguem vem ao pai se não por mim.Isso nõa declara perfeita nem uma igreja, cada pessoa terá sua salvação conforme si mesma e não por obediência a nenhuma igreja. Ainda mais "SANTA MADRE IGREJA. Para deter o poder nas mãos como sempre fez.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Namoro Segundo o Catolicismo






NAMORO





A igreja Católica é contra a prática de sexo antes do casamento. Mas isso não acaba sendo um problema para a maioria dos jovens fiéis, que abraça a castidade como uma questão de fé e obediência e não apenas como o cumprimento de uma regra da Igreja. “Não concorda com o 'ficar', o namoro é um momento de conhecimento e respeito.

De acordo com Robinson José (ministério Ágape) No período do namoro, não é lícito à experiência sexual, pois ainda não há um vínculo sacramental, já vi muitas pessoas dizerem que para sermos homens de verdade, temos que perder a virgindade, eu digo que se queremos mostrar a nossa dignidade de homem ou de mulher, temos que começar pelo respeito pelo corpo que sacramentalmente ainda não é nosso, a relação sexual é algo abençoado por Deus, desde que seja após o matrimônio. A castidade é possível para aqueles que desejam ser homens de verdade, não precisamos criar uma máscara perante os nossos amigos, lembro-me por diversas vezes que amigos meus, perguntaram se eu ainda era virgem, respondia com toda alegria do meu coração: Sim, ainda sou!eito, sempre visando um passo mais sério que é o casamento”.

Princípios de um Namoro Cristã

O professor Felipe de Aquino denota a época do namoro como momento muito importante, pois é o momento de preparação em que o casal deve aproveitar se conhecer. Por sua vez a oração não pode faltar para que o namoro esteja debaixo da vontade de Deus.Entender o valor da castidade é de extrema valia, pois cada ser é sagrado e em santuárionão se pode validar a sacralidade do outro que se abre para você. Por isso seguir alguns princípios se faz necessário nessa época de encontro e descoberta e sendo da vontade de Deus um futuro casamento.

Maturidade => Pra que acha um padrão no nível da compreensão e possam buscar
juntos seus objetivos sem se prejudicarem.

Comunhão com Deus:

* Para ter um verdadeiro encontro com o Senhor e o namoro seja uma benção.

* Receber a proteção divina para suportar as horas difíceis.(EC.4.9-12)

* Ter uma vida edificada nos caminhos do Senhor.( CL.36)

Iniciar Sempre pelo Rapaz => O Homem deve iniciar o namoro. Apesar que Em nosso tempo moderno é "comum" uma moça querer iniciar um namoro, mas isso fere o princípio bíblico. Mesmo num namoro, o rapaz é o líder, é ele quem deve iniciar, é ele quem deve pedir à moça para namorar . iniciar um namoro, mas isso fere o princípio bíblico.

Permissão dos pais => Permissão dos pais - Ambos os pais dos pretendentes devem estar de acordo com o namoro. Isso demonstra confiança e honra dos filhos para com seus pais. Um namoro onde os pais não apóiam, geralmente resulta em muitas dificuldades. Isso não significa que os pais são a autoridade final no namoro, significa que estão querendo a bênção paterna para o relacionamento o que trará muita alegria e zelo para a vida do casal e o mais impórtante a benção do Senhor Jesus.

Evitar Contato Físico Exagerado:

* Mata a espiritualidade de ambos os namorados.

* Pode fazer com que percam os verdadeiros valores, as virtudes de cada um.

* Pode conduzir para a realização do ato sexual não permitido por Deus antes do casamento.

* Pode conduzir para o desenvolvimento de um desejo de satisfação carnal.

* Pode causar frustração e nervosidade.

* Pode conduzir para um casamento errado, com a pessoa errada.

Namorar pessoas que professem a mesma fé

De acordo com o Professor Felipe Aquino Viver o compromisso de uma vida a dois com algué que professa um outro credo é uma questão que pode trazer algumas dificuldades para o casal no futuro. Praticamente todas as diferenças de comportamento e de hábitos são passíveis de adaptações e de mudanças, mas quando se trata de doutrina e fé, imagino que nenhum casal queira fazer concessões e abrir mão daqueles valores que fazem parte da educação de cada um. Assim, a espiritualidade dos namorados também poderá ser um fator relevante para as tomadas de decisões.

Dentre outras questões deve-se considerar sobre tudo o alvo a qual se pretende alcansar, manter um namoro saudável aos olhos de Deus e do mundo. Ter equilíbrio para professar a fé sem causar escándalos como fazem tantos que esquecem o compromisso diante daquele que o enviuou.


Não sou como a abelha saqueadora que vai sugar o mel de uma flor, e depois de outra flor. Sou como o negro escaravelho que se enclausura no seio de uma única rosa e vive nela até que ela feche as pétalas sobre ele; e abafado neste aperto supremo, morre entre os braços da flor que elegeu.

Casamento na Igreja Católica


“Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe.” É com essa promessa simbolicamente aceita através do "Sim" perante o padre (um dos principais representantes da igreja); além dos pais, padrinhos e convidados, que o casal realiza o sacramento do matrimônio e inicia a vida em família, buscando a formação de um lar feliz, cheio de harmonia, compreensão e amparado pelas leis sagradas.
A união entre homem e mulher inicia-se através de um vínculo sagrado instituído por Deus. Os noivos, ao receberem do padre o sacramento matrimonial, devem estar cientes de que essa aliança é para toda a vida e que terão que zelar por ela para que assim realmente aconteça. O símbolo deste elo de união é a aliança, que deve ser usada.

Início da cerimônia
Quando o carro conduzindo a noiva chegar à igreja, o noivo a estará aguardando perto da porta de entrada, juntamente com a mãe e os padrinhos.
O ritual se iniciará com a entrada dos casais de padrinhos, seguidos pelo pai do noivo e mãe da noiva. Logo após, entra o noivo com sua mãe.
Os pajens e as damas devem entrar antes da noiva, em separado. Se necessário, pode haver uma segunda entrada, apenas para a entrega das alianças.
A noiva será conduzida ao altar por um parente ou amigo da família, caso o pai seja falecido. À noiva deve ser oferecido o braço direito, em que ela apenas se apoiará delicadamente. Ambos devem caminhar com serenidade, cabendo à noiva dirigir o olhar ao altar onde o noivo já a estará aguardando.
Quando chegarem aos pés do altar, o pai da noiva ou o acompanhante lhe dará um beijo e a entregará ao noivo. A noiva deve posicionar-se do seu lado esquerda para então subirem ao altar.
A noiva, seus pais, padrinhos e convidados ficarão à esquerda na igreja. O noivo e seus convidados à direita. Apesar de haver algumas diferenças de igreja para igreja, todos os padrinhos devem ficar nos bancos. Somente os noivos e os pais pajens podem ficar no altar.
As orientações a seguir foram fornecidas pela Paróquia da Sagrada Família e servem para casamentos em qualquer igreja católica:
1 - Entrar com requisição do batistério nas igrejas em que a noiva e o noivo foram batizados.Batistério: Documento que certifica que a pessoa foi batizada para fins de casamento. Este documento só tem validade por seis meses.
2 - Juntar os documentos para abertura do processo matrimonial:A. Batistério do noivo e da noivaB. Certificado do Curso de NoivosC. Declaração fornecida pelo cartório no dia em que vocês marcam o casamentoD. Cópia da carteira de identidade dos noivos
3 - Dar entrada dos documentos do processo de casamento na igreja pertencente à paróquia da região onde reside a noiva ou o noivo. Isso acontecerá com 90 dias, pois o cartório não aceita a marcação da data de casamento antes de 100 dias. Este tempo de 90 dias na igreja é necessário para que todas as providências sejam tomadas, transferências, entrevistas e publicação dos proclamas. Proclamas: Publicação da cerimônia religiosa de casamento, que é fixado nos quadros de avisos ou mural da igreja.
4 - Independente de qual a igreja escolhida para seu casamento, os noivos devem entrar com o processo na paróquia de sua região, especificando a igreja em que será realizado o casamento.
5 - Após 15 dias, os noivos devem verificar se o processo chegou à igreja solicitada e então confirmar o horário e o celebrante na secretaria.
6 - Tendo acertado data e horário é necessário marcar a entrevista com o padre responsável pela igreja. Nessa entrevista ele irá tratar de assuntos de ordem prática da cerimônia, esclarecendo dúvidas dos noivos e também se certificando do firme propósito dos noivos de se casarem.7 - Avisar o celebrante se haverá missa e esclarecer como será a cerimônia em formas gerais, lembrando-se de que se forem comungar os noivos deverão ter feito a confissão.
8 -Escolher os músicos e avisar o responsável pela igreja.

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Efésios 5:22-23). “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25). “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja” (Efésios 5:28-29). “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne” (Efésios 5:31).

Hierarquia da Igreja Católica






A Igreja católica tem uma estrutura hierarquizada porque Segundo sua doutrina Deus a instituiu assim.
Seu objetivo é fazer com que estes se voltem para o Deus verdadeiro através da Santa Madre Igreja.
O papa é a figura mais importante que fica no comando até a morte.segundo a tradição católica o primeiro foi São Pedro.
O título de Bispo è vitalício , mas, ao completar 75 anos de idade deixa de coordenar uma diocese.( divisão territorial da igreja).Os Arcebispos tem o mesmo poder de Bispo,só que estes são responsáveis por diocese de maior importância.
Quanto aos padres cada um é responsável por uma paróquia,ficando subordinado as ordens da diocese.
Alguns bispos recebem do papa o título de cardeal em
reconhecimento de seu trabalho, passando assim a fazer parte do Colégio Pontifício .São os únicos que podem ser candidatos a papa. Veja o esquema :
PAPA
ARCEBISPO
BISPOS ABADES TERRITORIAIS
VIGÀRIO EPISCOPAL
PADRE(vigário) PADRE ( paroco)
DIÀCONO PERMANENTE
MINISTROS DA EUCARISTIA
LEIGOS CONSAGRADOS(monges,frades,religiosos de consagração)
LEIGOS(agente de pastoral,coroinhas,sacristão,seminaristas,catequizados,crismados e fiéis da igreja)



Importância do Louvor

Louvar a Deus consiste em dizer que o conhece.
È sem dúvida uma das melhores orações feita aquele que nos deu a vida.
È um elo de fé, amor, comunhãoe conversação entre filho e pai.
Talvez você já ouviu alguém contar louvores e dizer que este não sabe o que está cantando, mas louvar é uma ligação permanente do filho agradecendo o dom gratuito de ser filho Deus.
Portanto louvai, louva, louvai sem cessar.
Algumas Preferências do Povo Católico
*Padre Fábio de Mello
*Padre Marcelo Rosse
*Padre zezinho
*Rosa de Saron
*Vida Reluz
*Anjos de Resgate
*Banda louvor e Glória
*Adriana






Dicas de livros para avivar a fé cristã

*Padre Fábio de Melo
Quando o Sofrimento Bate a Sua Porta
Quem Me Roubou de Mim?
Mulheres Cheia de graça
Mulheres de Aço e de Flores
As Estações da Vida


*Padre MarceloRosse
Paz Sim Violência Não
Momentos de Fé

*Padre Léo
Jovens Sagrados
Rezando a Vi
Famílias Restauradas
Curados para Vencer Batalha

Alguns filmes para o renovo cristã


* O Soldado de Deus

* O Oléo de Lorenzo

* A Paixão de Cristo

* O Evangelho de Mateus

* A História de Ruth

* Paulo de Tarso

* Os Apóstolos de Jesus Cristo

* Jesus para as Crianças






Conhecendo as diversas religiões.