quinta-feira, 29 de julho de 2010

Festividades Religiosas e Santos
















Se pesquisarmos a origem dessas festividades, perceberemos que elas remontam a um tempo muito antigo, anterior ao surgimento da era cristã. De acordo com o livro O Ramo de Ouro, de sir James George Frazer, o mês de junho, tempo do solstício de verão (no dia 21 ou 22 de junho o Sol, ao meio-dia, atinge seu ponto mais alto no céu, esse é o dia mais longo e a noite mais curta do ano) no Hemisfério Norte, era a época do ano em que diversos povos - celtas, bretões, bascos, sardenhos, egípcios, persas, sírios, sumérios - faziam rituais de invocação de fertilidade para estimular o crescimento da vegetação, promover a fartura nas colheitas e trazer chuvas. Assim como outro eventos a igreja mantém sua festas com datas fixas e móveis conforme as ordenanças de um paroco. Vejas algumas festas importantes no catolicismo:
* Quaresma
* Semana Santa
* Páscoa
* Festas Juninas (més de junho)
* Comemorações dos padroeiros paroquiais
* Quermesses
* Retiros espirituais
* Leilões e festas dançantes.
* Natal (més de dezembro)
As festas religiosas representa para os fiéis uma forma de demonstração aos seus sagrados, por isso, no decorrer do ano muitos fazem suas promeças para serem pagas em lugares considerados divinos como é o caso do horto do Padre Cícero Romão Batista em Juazeiro do norte, São Francisco no Canindé, Santuário de Aparecida Na cidade de Aparecida do Norte (SP), entre outros. As pessoas pagam suas promessas atravéis de exercícios físicos, jejum, orações, acendem velas ou fazem sua caminhadas conforme a fé.

Promessas: é tudo aquilo que Deus promete àqueles que cumprem (ouvem e praticam) a Sua Palavra. São promessas em que podemos seguramente confiar. Ex.: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles" (Mt 18,20); v.tb.: Jo 1,12; Lc 11,13; Ef 6,8.





Nenhum comentário:

Postar um comentário