terça-feira, 27 de julho de 2010

Casamento na Igreja Católica


“Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe.” É com essa promessa simbolicamente aceita através do "Sim" perante o padre (um dos principais representantes da igreja); além dos pais, padrinhos e convidados, que o casal realiza o sacramento do matrimônio e inicia a vida em família, buscando a formação de um lar feliz, cheio de harmonia, compreensão e amparado pelas leis sagradas.
A união entre homem e mulher inicia-se através de um vínculo sagrado instituído por Deus. Os noivos, ao receberem do padre o sacramento matrimonial, devem estar cientes de que essa aliança é para toda a vida e que terão que zelar por ela para que assim realmente aconteça. O símbolo deste elo de união é a aliança, que deve ser usada.

Início da cerimônia
Quando o carro conduzindo a noiva chegar à igreja, o noivo a estará aguardando perto da porta de entrada, juntamente com a mãe e os padrinhos.
O ritual se iniciará com a entrada dos casais de padrinhos, seguidos pelo pai do noivo e mãe da noiva. Logo após, entra o noivo com sua mãe.
Os pajens e as damas devem entrar antes da noiva, em separado. Se necessário, pode haver uma segunda entrada, apenas para a entrega das alianças.
A noiva será conduzida ao altar por um parente ou amigo da família, caso o pai seja falecido. À noiva deve ser oferecido o braço direito, em que ela apenas se apoiará delicadamente. Ambos devem caminhar com serenidade, cabendo à noiva dirigir o olhar ao altar onde o noivo já a estará aguardando.
Quando chegarem aos pés do altar, o pai da noiva ou o acompanhante lhe dará um beijo e a entregará ao noivo. A noiva deve posicionar-se do seu lado esquerda para então subirem ao altar.
A noiva, seus pais, padrinhos e convidados ficarão à esquerda na igreja. O noivo e seus convidados à direita. Apesar de haver algumas diferenças de igreja para igreja, todos os padrinhos devem ficar nos bancos. Somente os noivos e os pais pajens podem ficar no altar.
As orientações a seguir foram fornecidas pela Paróquia da Sagrada Família e servem para casamentos em qualquer igreja católica:
1 - Entrar com requisição do batistério nas igrejas em que a noiva e o noivo foram batizados.Batistério: Documento que certifica que a pessoa foi batizada para fins de casamento. Este documento só tem validade por seis meses.
2 - Juntar os documentos para abertura do processo matrimonial:A. Batistério do noivo e da noivaB. Certificado do Curso de NoivosC. Declaração fornecida pelo cartório no dia em que vocês marcam o casamentoD. Cópia da carteira de identidade dos noivos
3 - Dar entrada dos documentos do processo de casamento na igreja pertencente à paróquia da região onde reside a noiva ou o noivo. Isso acontecerá com 90 dias, pois o cartório não aceita a marcação da data de casamento antes de 100 dias. Este tempo de 90 dias na igreja é necessário para que todas as providências sejam tomadas, transferências, entrevistas e publicação dos proclamas. Proclamas: Publicação da cerimônia religiosa de casamento, que é fixado nos quadros de avisos ou mural da igreja.
4 - Independente de qual a igreja escolhida para seu casamento, os noivos devem entrar com o processo na paróquia de sua região, especificando a igreja em que será realizado o casamento.
5 - Após 15 dias, os noivos devem verificar se o processo chegou à igreja solicitada e então confirmar o horário e o celebrante na secretaria.
6 - Tendo acertado data e horário é necessário marcar a entrevista com o padre responsável pela igreja. Nessa entrevista ele irá tratar de assuntos de ordem prática da cerimônia, esclarecendo dúvidas dos noivos e também se certificando do firme propósito dos noivos de se casarem.7 - Avisar o celebrante se haverá missa e esclarecer como será a cerimônia em formas gerais, lembrando-se de que se forem comungar os noivos deverão ter feito a confissão.
8 -Escolher os músicos e avisar o responsável pela igreja.

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Efésios 5:22-23). “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25). “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja” (Efésios 5:28-29). “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne” (Efésios 5:31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário