terça-feira, 27 de julho de 2010

Namoro Segundo o Catolicismo






NAMORO





A igreja Católica é contra a prática de sexo antes do casamento. Mas isso não acaba sendo um problema para a maioria dos jovens fiéis, que abraça a castidade como uma questão de fé e obediência e não apenas como o cumprimento de uma regra da Igreja. “Não concorda com o 'ficar', o namoro é um momento de conhecimento e respeito.

De acordo com Robinson José (ministério Ágape) No período do namoro, não é lícito à experiência sexual, pois ainda não há um vínculo sacramental, já vi muitas pessoas dizerem que para sermos homens de verdade, temos que perder a virgindade, eu digo que se queremos mostrar a nossa dignidade de homem ou de mulher, temos que começar pelo respeito pelo corpo que sacramentalmente ainda não é nosso, a relação sexual é algo abençoado por Deus, desde que seja após o matrimônio. A castidade é possível para aqueles que desejam ser homens de verdade, não precisamos criar uma máscara perante os nossos amigos, lembro-me por diversas vezes que amigos meus, perguntaram se eu ainda era virgem, respondia com toda alegria do meu coração: Sim, ainda sou!eito, sempre visando um passo mais sério que é o casamento”.

Princípios de um Namoro Cristã

O professor Felipe de Aquino denota a época do namoro como momento muito importante, pois é o momento de preparação em que o casal deve aproveitar se conhecer. Por sua vez a oração não pode faltar para que o namoro esteja debaixo da vontade de Deus.Entender o valor da castidade é de extrema valia, pois cada ser é sagrado e em santuárionão se pode validar a sacralidade do outro que se abre para você. Por isso seguir alguns princípios se faz necessário nessa época de encontro e descoberta e sendo da vontade de Deus um futuro casamento.

Maturidade => Pra que acha um padrão no nível da compreensão e possam buscar
juntos seus objetivos sem se prejudicarem.

Comunhão com Deus:

* Para ter um verdadeiro encontro com o Senhor e o namoro seja uma benção.

* Receber a proteção divina para suportar as horas difíceis.(EC.4.9-12)

* Ter uma vida edificada nos caminhos do Senhor.( CL.36)

Iniciar Sempre pelo Rapaz => O Homem deve iniciar o namoro. Apesar que Em nosso tempo moderno é "comum" uma moça querer iniciar um namoro, mas isso fere o princípio bíblico. Mesmo num namoro, o rapaz é o líder, é ele quem deve iniciar, é ele quem deve pedir à moça para namorar . iniciar um namoro, mas isso fere o princípio bíblico.

Permissão dos pais => Permissão dos pais - Ambos os pais dos pretendentes devem estar de acordo com o namoro. Isso demonstra confiança e honra dos filhos para com seus pais. Um namoro onde os pais não apóiam, geralmente resulta em muitas dificuldades. Isso não significa que os pais são a autoridade final no namoro, significa que estão querendo a bênção paterna para o relacionamento o que trará muita alegria e zelo para a vida do casal e o mais impórtante a benção do Senhor Jesus.

Evitar Contato Físico Exagerado:

* Mata a espiritualidade de ambos os namorados.

* Pode fazer com que percam os verdadeiros valores, as virtudes de cada um.

* Pode conduzir para a realização do ato sexual não permitido por Deus antes do casamento.

* Pode conduzir para o desenvolvimento de um desejo de satisfação carnal.

* Pode causar frustração e nervosidade.

* Pode conduzir para um casamento errado, com a pessoa errada.

Namorar pessoas que professem a mesma fé

De acordo com o Professor Felipe Aquino Viver o compromisso de uma vida a dois com algué que professa um outro credo é uma questão que pode trazer algumas dificuldades para o casal no futuro. Praticamente todas as diferenças de comportamento e de hábitos são passíveis de adaptações e de mudanças, mas quando se trata de doutrina e fé, imagino que nenhum casal queira fazer concessões e abrir mão daqueles valores que fazem parte da educação de cada um. Assim, a espiritualidade dos namorados também poderá ser um fator relevante para as tomadas de decisões.

Dentre outras questões deve-se considerar sobre tudo o alvo a qual se pretende alcansar, manter um namoro saudável aos olhos de Deus e do mundo. Ter equilíbrio para professar a fé sem causar escándalos como fazem tantos que esquecem o compromisso diante daquele que o enviuou.


Não sou como a abelha saqueadora que vai sugar o mel de uma flor, e depois de outra flor. Sou como o negro escaravelho que se enclausura no seio de uma única rosa e vive nela até que ela feche as pétalas sobre ele; e abafado neste aperto supremo, morre entre os braços da flor que elegeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário